Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Por que adotar?

há 6 anos

Todos que estão na fila da adoção (habilitados no CNA) e os pretendentes a serem habilitados, já devem ter ouvido a pergunta: por que você vai adotar? Você não pode ter filhos?

Tenha em mente que estar ciente dos reais motivos que te fazem decidir adotar é um dos primeiros passos para que seja madura a decisão de adotar. Não se adota para fazer um favor para a sociedade, para fazer o bem para os outros e aos olhos dos outros. Se adota um filho por puro amor, por pura vocação de amar. Primeiro você gera esse filho na sua mente e no seu coração, e quando isso estiver bem maduro dentro de você, aí sim está pronto para o passo seguinte que é procurar a habilitação.

Sobre aquela pergunta ali em cima, quando te fizerem, o que você vai responder? Você já se questionou por que quer adotar? Qual seu real motivo?

Parece algo bobo e sem importância, mas não é. A equipe do Serviço Auxiliar da Infância, composta de Psicólogo e Assistente Social, te farão esta pergunta na entrevista, e o sucesso de sua habilitação dependerá de suas respostas, mas elas devem ser verdadeiras e honestas, elas deverão refletir a sua verdade, os seus sentimentos.

Eu tenho vontade de ser mãe desde que comecei a sonhar com meu futuro, em ter um bom trabalho e ter uma família. Cada um tem sua composição de família, que a propósito tem as mais variadas formas e todas elas, desde que se tenha amor e companheirismo, são importantes e devem ser respeitadas. Mas no meu caso, eu sempre sonhei em ser mãe e se possível ter um companheiro ao meu lado. E sobre ser mãe, os filhos sempre serão filhos, independente da forma pela qual eles viessem ao mundo, fossem gerados por mim, ou gerados por outra mulher. Eu particularmente não tenho a necessidade de passar por uma gestação para me tornar mãe, tenho certeza que no momento que derem meu filho e disserem para mim “este é seu filho”, ali serei mãe. Creio que o instinto materno de cuidado e proteção irá aflorar no exato instante que isto ocorrer.

Adotar pra mim nunca foi um plano B. Tendo ou não filhos biológicos, filhos adotivos sempre foram meu plano A.

As caras ficam mais assustadas e as perguntas aumentam quando eu digo que não me interessa a cor e nem o sexo dos meus futuros filhos. Por que realmente pra mim não importa. Eu sei que os amarei acima de tudo e que se eles foram destinados a mim, é por que tenho uma missão.

Poucas são as pessoas que não se importam com a cor na hora da adoção, e principalmente com a idade. Na minha concepção, se o filho for te dar “trabalho”, não interessa a cor, a idade, sexo e muito menos se é seu filho de coração ou biológico. Pessoas são imprevisíveis e tem personalidades diferentes não é mesmo? Ou você e sua mãe ou pai biológico tem a mesma forma de pensar e agir? Certamente que não. Então por que o filho adotivo tem que ser igual a você?

Ignore aquelas histórias: “filha da madrinha da minha irmã adotou uma criança e só se incomodou”, “viu aquele guri ali, filho da fulana, é adotivo e só dá desgosto para os pais”, “nossa você vai adotar e vai só se incomodar, você vai ver só”. Esqueça isso, são só bobagens. Ao invés disso, leia livros, filmes, pesquise matérias em sites sérios sobre o assunto, converse com profissionais capacitados e que possam te ajudar a tirar dúvidas. Clique aqui e veja algumas sugestões sobre livros, site e filmes sobre adoção.

Não há receita para criar filhos, nem para ter um casamento feliz, nem para escolher a profissão perfeita. A vida não é um comercial de margarina. Todos os dias temos que tomar decisões e você pode escolher se quer fazer sua vida dar certo com a sua receita, ou ficar ouvindo as receitas dos outros.

Ótima semana! Grande abraço!!

*MATÉRIA PUBLICADA EM: https://gravidosdocoracaopr.blogspot.com.br/


  • Publicações15
  • Seguidores26
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações390
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/por-que-adotar/525036822

Informações relacionadas

Rafaela Pinheiro, Advogado
Artigoshá 9 anos

Separação de irmãos no processo de adoção

Direito Familiar, Operador de Direito
Artigoshá 7 anos

O que é adoção?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)